07/05/2020

A mãe dos noivos e o casamento



Ao longo dos anos fomos acompanhando a evolução, participação e importância do papel da mãe, ou até mesmo dos pais no casamento.
A sociedade atual foi-se adaptando a uma "modernidade" cujas tradições que ainda se vão mantendo dependem fundamentalmente daquilo que os pais dos noivos viveram há 20, 30 ou mais anos atrás.
O pedido de namoro, noivado, casamento, a escolha da igreja e da quinta, o dia mais adequado, os convidados, o vestido, a animação e a música, as flores, o tema e as cores, o carro, fotógrafo e videógrafo, o catering, as surpresas, entre outros, uma panóplia de temas e assuntos discutíveis e não muito consensuais. Apesar do poder de escolha que os nossos noivos têm na maioria, ou até todos, estes assuntos não deixam de ser uma preocupação permanente dos pais dado que, por muito que não se exteriorize, pai e mãe que são pais, querem que os seus filhos tenham um dia maravilhoso. Querem ter a certeza que será um dia de orgulho para toda a família onde "nada pode faltar".
Pois é, mas o que se passa na prática é que os noivos são apanhados com esta montanha de coisas que têm de procurar, analisar, fazer contas e escolher/contratar.
A qualidade do produto que cada prestador de serviço apresenta é discutível e variável porque há de tudo. Os valores que se encontram no mercado também oscilam embora quem tem qualidade, tem um valor de mercado diferente e, por isso mesmo diferente. As somas dão um valor completamente acima do espetável para quem teve uma experiência parecida... há 20, 30 ou mais anos!
É verdade, as preocupações dos noivos também fazem perder as noites aos pais. Nos ensaios abertos e conversas informais que fazemos com os familiares mais diretos no dia do casamento, somos confortados com essas palavras de descanso e orgulho: "escolheram tão bem", "ficámos descansados quando ouvimos a convidada "tal" a dizer que já conhecia a banda de outro casamento", "que emoção quando a noiva entrou", "o Ave Maria ou aquela música que deixou toda a gente arrepiada ou de lágrima no canto do olho", "a fanfarra a tocar no meio dos convidados" e tantos outros comentários que nos envaidecem mas também responsabilizam a querer fazer mais e melhor.
A escolha de uma banda para animar um casamento é sempre uma escolha especial dado que estatisticamente não será a prioridade da maioria. Alguns porquês nós sabemos e pode ser tema para um dos próximos post's, mas o brilho que fica no olhar dos "nossos" noivos e, sobretudo, nos pais destes é maravilhoso.
A cada semana que passa não nos cansamos de repetir a gratidão para com tanta gente que confia no nosso trabalho. A cada semana que passa valorizamos o exemplo que cada família nos dá. A cada semana, a nossa própria família, aquela que fica sozinha em casa sábados e domingos consecutivos nos merece mais respeito e dedicação. Este ano, e mesmo estando longe uns dos outros, mais perto ou mais longe das respetivas mães, quisemos fazer uma caricatura musical humorada de um dos temas mais emblemáticos da nossa música popular.
Adoramos as nossas mães, são fonte de inspiração nossa e vossa. Festejemos o dia da mãe sempre que as pudermos abraçar e beijar!

Sem comentários:

Enviar um comentário